domingo, 29 de abril de 2012

Doenças causadas pelo lixo

O lixo acumulado a céu aberto pode ser o grande culpado pelos grandes problemas causados ao meio ambiente e à saúde, pois estes costumam atrair e proliferar vetores, como moscas, baratas, ratos, etc., que podem trazer muitas doenças.

O lixo é o principal causador de doenças como:

*Leptospirose 
*Leishmaniose ou calazar 
*Dengue

Leptospirose
É uma doença infecciosa aguda causada por uma bactéria chamada Leptospira, presente na urina de animais infectados. Em áreas urbanas, o rato é o principal reservatório da doença, a qual é transmitida ao homem, mais frequentemente, pela água das enchentes.

Dengue
É uma doença infecciosa causada por um vírus, transmitida por um mosquito (Aedes aegypti), que pica apenas durante o dia, ao contrário dos outros mosquitos, que pica de noite.
Para ocorrer a transmissão é necessário que ocorra a picada da fêmea do mosquito, que esteja contaminada com o vírus da dengue. Essa doença não é transmitida diretamente de uma pessoa para outra.






Leishmaniose ou Calazar
A leishmaniose ou calazar é uma doença grave causada por um protozoário (micro-organismo) denominado Leishmania. Ela também pode receber o nome de “calazar”, “doença de Bauru” ou “úlcera de Bauru”.
É transmitida através da picada de um mosquito (Lutzomya longipalpis), conhecido no Brasil como mosquito-palha, birigui e outros nomes.






Texto adaptado pelo 3º ano e mediado - Professor Henrique, Bárbara, Kelly e Rosemeri

Nenhum comentário:

Postar um comentário